sábado, 4 de agosto de 2012

Você sabia ?

Cães que detectam drogas, vazamentos de gás, explosivos e pessoas soterradas. Até hoje a ciência não conseguiu criar nenhuma máquina capaz de substituir os cães e seu olfato apurado. Nos humanos os sentidos mais desenvolvidos são a visão e a audição. Os cães utilizam o olfato e não é para menos. O olfato canino é um milhão de vezes mais sensível que
 o humano. Sua vantagem está no tamanho da membrana nasal e da quantidade de células dos receptores olfativos. Enquanto nos humanos a membrana tem um tamanho de cerca de 165m³, a canina tem aproximadamente 2.290 cm³. Isso faz com que um pastor alemão tenha cerca de 220 milhões de receptores contra os 5 milhões dos humanos. Acredita-se que quanto maior o focinho, maior a capacidade olfativa. Por esta razão vemos tantos pastores como cães de resgate, contra outras raças como os fox terrier, que têm 150 milhões de receptores.
Outra vantagem dos cães sobre os humanos está na umidade do nariz. Acredita-se que esta capa de água atua como uma fita adesiva que captura as moléculas aromáticas do ar. Além disso os orifícios nasais atuam como pequenas antenas que podem se mover para localizar os odores e verificar sua origem. Quando seu cão levanta a cabeça e fareja está interrompendo a atividade respiratória para captar uma nova informação que está recebendo do ambiente. Estas informações são enviadas ao cérebro do animal, onde serão guardadas como memória olfativa. Esta memória é que possibilitará cães reconhecerem lugares e pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário